PT

No ranking da FIFA

Angola em ‘queda livre’

Por Teresa Fukiady

Em menos de três meses, Angola saiu do 105.º lugar da tabela da FIFA para a 121ª, e está a três lugares do seu pior registo, quando em Março de 1994 ocupou o 124º lugar. Para a FAF não foi surpresa tendo em conta os últimos resultados nos jogos de qualificação para o CAN, do próximo ano, no Gabão.

Angola voltou a descer na classificação da FIFA para as melhores selecções do mundo. Desta vez, caiu 12 lugares. Passa a ocupar a 121.ª posição e está a três lugares de igualar a sua pior posição de sempre, a 124.ª posição, alcançada em Março de 1994, numa altura em que o país vivia em guerra. A melhor classificação aconteceu em Julho de 2000, em que Angola chegou a ocupar o 45.º lugar.
Ano após ano, a selecção vai caindo de forma vertiginosa na tabela e ficando cada vez mais distante das 100 melhores do mundo. No início do ano, estava no 105.º lugar.
As duas derrotas recentes diante da República Democrática do Congo, em jogos a contar para a fase final de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), a disputar no próximo ano, contribuiu, e muito, para as contas.
Em declarações ao NG, o porta-voz da Federação Angolana de Futebol (FAF), João Lusevikueno, não vê qualquer “surpresa” e até esperava depois dos últimos resultados da selecção.“É normal que depois da derrota tenhamos descido”. Por sua vez, o crítico Rui Gomes entende que a queda vertiginosa e acentuada da selecção deve-se à “teimosia” da FAF. “Queremo sfrutos sem trabalhar, isso não é possível”. Defensor da saída da actual direcção do órgão que rege o futebol angolano, o comentador lamenta a posição em que a selecção se encontra e que “não merecia”. Para ele, isso só acontece por “não termos uma federação à altura das reais necessidades do nosso futebol”. E culpa ainda os clubes pela “fragilidade” demonstrada nas competições africanas. “Os clubes não permanecem muito tempo nas competições africanas e são eliminadas no primeiro ou segundo jogo”.
Por isso, apela a necessidade de se “trabalhar muito” para mudar o actual cenário do futebol angolano. Sobre o CAN, Rui Gomes garante que não acredita no apuramento e nem no trabalho da federação. “A federação não está a fazer nada para o futebol angolano”, acrescenta.

Explicação

Elaborado desde Agosto de 1993, o ‘ranking’ mundial da FIFA é um sistema que classifica as 209 selecções nacionais de futebol associadas à Federação Internacional de Futebol (FIFA). A primeira selecção a liderar foi a Alemanha. A estreia abrangeu o período entre Julho de 1992 a Julho de 1993.
A lista já passou por diversas reformulações. A mais recente foi depois do Mundial de 2016, na Alemanha.

A lista é divulgada pela FIFA mensalmente.
O ‘ranking’ leva em conta os resultados de todas as selecções filiadas à entidade nos últimos oito anos, em amistosos e competições oficiais da FIFA e das confederações continentais. Só entram jogos entre selecções A. Logo, a olímpicas, de juniores ou categorias inferiores, feminina, partidas de seleções contra clubes etc. não contam.
Em Janeiro, Angola ocupava o 29.º lugar do ‘ranking’ da Confederação Africana de Futebol.

» LEIA TAMBÉM

» Deixe o Seu Comentário