PT

Cabo verde

Autárquicas contestadas




O partido no poder em Cabo Vede, Movimento para a Democracia (MpD), foi o grande vencedor das autárquicas do passado domingo, conquistando 17 das 22 câmaras municipais. Por sua vez, o maior partido da oposição, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) venceu em apenas duas câmaras, menos seis do que tinha conseguido há quatro anos.


Segundo os resultados, o MpD também venceu em 19 das 22 assembleias municipais, contra duas do PAICV e uma do BASTA. As eleições tiveram uma abstenção de quase 42 por cento, a terceira taxa mais elevada na história das sete eleições municipais no país.


Na sequência dos resultados, a líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, demitiu-se do cargo. Por sua vez, António Monteiro, o líder do terceiro partido cabo-verdiano, União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), pensa impugnar as eleições por considerar que aconteceram “situações anómalas” que terão prejudicado o seu partido.


António Monteiro critica o facto de, pela primeira vez, a Comissão Eleitoral ter colocado fiscais de controlo a 500 metros nas imediações das mesas de voto.

» Deixe o Seu Comentário