PT

Isla Mujeres, México

Um verdadeiro paraíso na terra




Localizada a poucos quilómetros de Cancún, esta pequena ilha de mais de um quilómetro de largura e cerca de oito de extensão encanta os visitantes devidos às praias de areais brancas a águas cristalinas. Local ideal para a prática de mergulho e actividades aquáticas. Não é preciso muito para conhecê-la, em poucos minutos, é possível conhecer os 16 quarteirões de casas com cores vivas, cujas atracções podem ser desvendadas a bordo de um carrinho de golfe, bicicleta ou lambreta.


A Ilha Mujeres é um lugar privilegiado, pois combina a beleza do Caribe, a riqueza da floresta tropical e o património da civilização maia. É um dos tesouros naturais do México, um verdadeiro paraíso na terra. Uma das principais atracções é a Avenida Hidalgo, a principal via da Ilha Mujeres rodeada por ambulantes, restaurantes e vendedores de passeios turísticos. Outra atracção é o Cemitério, com monumentos revestido em azulejos e uma cripta de pedra. A praia norte com areia branca e repleta de palmeiras também é um dos encantos da ilha.


Garrafon é um parque ecológico com um pequeno recife de coral, boa parte do coral está morto, mesmo assim, é possível ver muitos peixes. O Templo de Ixchel é dedicado ao culto da deusa da fertilidade, Ixchel, Deusa da Lua.


O Centro Tortugranja é destinado a pesquisa de tartarugas marinhas e outras espécies ameaçadas de extinção. O El Meco, localizado no norte de Cancún, é uma zona arqueológica Maia de grande importância, pois tinha funções cíveis e religiosas.


A Ilha Contoy, santuário de aves, é considerada o melhor passeio de barco, desde Mujeres, a apenas 30 quilómetros de distância. Declarada Parque Nacional em 1961, abriga mais de 200 espécies de aves, pelicanos e alcatrazes. A Ilha Mujeres é ideal para admirar os recifes de coral durante um mergulho. Os parques marinhos com incríveis recifes naturais são os encantos das Caraíbas.


Na Caverna dos tubarões adormecidos, é possível mergulhar com tubarões que estão em estado de letargia, ou seja, num sono profundo devido à baixa quantidade de oxigénio na água. A caverna contém bolhas de água doce, que atraem uma grande variedade de tubarões. Para quem quiser nadar com golfinhos, a ilha oferece essa opção com os diversos ‘dolphinariums’ que tem.


Onde ficar
O hotel Praia Media Luna oferece todas as comodidades para uma estadia relaxante. É um refúgio tranquilo, mas ainda perto de vários restaurantes, lojas e espaços para lazer. O hotel oferece piscina ampla, serviços de spa e massagem.


Como ir
Não há voos directos de Luanda para a Ilha Mujeres, no México. A opção passa por escalas: Frankfurt, na Alemanha, e, de seguida, para o México. A viagem de ida custa mais de dois mil dólares.


O que comer


A gastronomia da Ilha Mujeres destaca-se a influência da comida yucateca e os pratos a base de produtos do mar, como peixe e frutos do mar. A criatividade dos moradores da ilha para dar o toque típico à comida fez com que a ilha fosse conhecida pelo ‘Peixe a Tikin-Xik’, cozido à brasa depois de temperado com molho de urucum e laranja amarga. Também é popular o ceviche de caramujo preparado com abacate, laranja e pimenta Xcatik.

» LEIA TAMBÉM

» Deixe o Seu Comentário