PT

Cancun, México

UMA ILHA COM CULINÁRIA ARQUEOLÓGICA



Localizada numa zona esquecida das Caraíbas, Cancun foi uma ilha deserta e poucos queriam saber da sua existência… Hoje, é um dos principais destinos turísticos do México, por estar cercada pelas mais belas praias do mundo. Cancun remete-nos a uma obra de arte tropical com águas que exibem infinitas gradações azuis, repletas de peixes coloridos e recifes de coral com areia branca e douradas. À sua volta, localizam-se centros arqueológicos importantíssimos, como as reservas naturais de Tulum e Xcaret e Xel-Há que se convertem num encontro íntimo com a natureza e a magia das paisagens terrestres e marinhas.
Aqui não há espaço para o tédio. Desde que o sol nasce até que se põe no horizonte, são múltiplas as opções de lugares a visitar e coisas para fazer. No centro da cidade do México, existem vários espaços comerciais, de diversão e desportivos, adaptados aos mais diversos gostos e necessidades dos visitantes, que raramente perdem uma oportunidade de percorrer a Avenida Kukulcan, que liga a zona hoteleira ao centro. À noite, a diversão continua entre espetáculos e restaurantes. É um bom destino para quem procura por uma riqueza cultural, ecológica, histórica e gastronómica.
Além de apreciar as melhores praias do mundo, é possível visitar os seus locais históricos como o Fuente Diálogo Norte-Sur, edificada em Outubro de 1981, para celebrar a Reunião de Presidentes. A Fonte de Kukulcán, localizada na avenida com o mesmo nome, possui as seis cabeças da serpente empenada conhecida como Kukulcán (divindade dos Maias que representava os ventos). Estas cabeças têm como ponto de orientação os quatro pontos cardeais. Desenhado pelo escultor Ramón de Lázaro Bencomom, o Monumento à História do México, tem como principal missão representar a história do México enquanto nação. Ali se encontram perpetuadas as personagens de maior relevância do país.
O Monumento em homenagem a José Martí é uma referência ao poeta cubano e foi baptizado pelo povo com um nome peculiar Los Plátanos (As Bananas).
Na Esplanada da Bandeira foi hasteada, pela primeira vez, a bandeira mexicana neste local, pelo presidente Ernesto Zedillo, no final da década de 1990. A bandeira tem dimensões tão grandes que pode ser vista da parte central de Cancún até à Isla Mujeres. O Mirador, também conhecido como Playa Delfines, é uma das atracções mais bonitas e dignas de serem apreciadas em Cancún, permitindo-lhe desfrutar das águas desta bela praia mágica e encantadora. Há ainda o Ballet Folclórico que oferece jantar, danças típicas de diversas regiões do México, acompanhadas de músicas dos mariachis e o colorido dos trajes tradicionais. O Wet ‘n Wild é uma famosa cadeia de parques aquáticos.
Uma viagem a Cancun não fica completa sem conhecer o Chichen-Itza, um centro arqueológico da cultura Maia. Localizado no centro da península do Iucatão, pode ver as pirâmides de Kukulcan. Fica a 170 quilómetros de Cancún e foi classificado como Património da Humanidade pela Unesco. O complexo data do século V e, segundo dizem, foi construído para abrigar os líderes religiosos do povo, além de servir como calendário. A pirâmide de 30 metros de altura é o grande cartão-postal do local, que também acolhe ruínas de um observatório de astronomia, um campo de futebol e uma espécie de palácio.No Xcaret pode-se visitar rios subterrâneos e nadar com golfinhos. É o parque mais antigo e oferece uma variedade de opções como mini-zoológico, espectáculos relacionados com a cultura maia.
O Tulum é o único centro arqueológico à beira-mar. O contraste das ruínas com o mar é espectacular. A cidade surgiu no século I, foi a principal cidade portuária da civilização Maia e debruça-se sobre o mar num cenário incrível.

» LEIA TAMBÉM

» Deixe o Seu Comentário