PT
Caderno do Estudante
EM DESTAQUE
É duro ser empreendedor educacional em Angola
Há jovens formados que viram na aposta em projecto de educação uma forma de ‘tocar a vida para frente’. Além das palestras e dos cursos de curta duração, há quem planeie superar o Estado, criando a primeira biblioteca comunitária do bairro. Embora se diferenciem nas abordagens e no público-alvo, todos demostram que “não é fácil” ser “empreendedor educacional” em Angola.
Curiosidades
AMBIENTE
SAÚDE
TECNOLOGIA
INVENÇÕES
POUCO ADN É FUNCIONAL
Apenas 8,2 por cento do ADN humano é funcional, segundo pesquisadores da Universidade de Oxford, de Inglaterra. Este cálculo é diferente dos dados de 2012, quando alguns cientistas envolvidos no Encode, a enciclopédia dos elementos do ADN, afirmaram que 80 por cento do nosso genoma tinha funções bioquímicas. Os cientistas identificaram o quanto o nosso genoma tem evitado mudanças acumuladas ao longo de mais de 100 milhões de anos de evolução dos mamíferos, o que indica que esse ADN tem alguma função importante que precisa de ser mantida. Se o ADN for amplamente funcional, temos de prestar atenção em cada mutação. Já com apenas oito por cento de ADN funcional, temos de trabalhar todas as mutações detectadas que podem ser importantes. Isso é essencial para interpretar o papel da variação genética na doença”, explicam.
Arroz reduz calorias
Um estudante de Química do Sri Lanka, de 22 anos, da Faculdade de Ciências Químicas de Colombo, nos Estados Unidos, descobriu um inovador modo de cozedura do arroz, que permite reduzir em 50 por cento o número de calorias absorvido pelo corpo, com a descoberta a ser vista como uma resposta ao problema de obesidade. O truque é adicionar uma colher de sopa de óleo de coco na panela quando a água estiver a ferver, juntar o arroz, cozinhar durante 40 minutos em lume brando, e depois levar ao frigorífico durante 12 horas, voltando depois a aquecer e só então consumir. O que o jovem A. James conseguiu, e cuja descoberta foi apresentada na Reunião Nacional da Sociedade Americana de Química, nos Estados Unidos, foi alterar a estrutura do arroz. Com a descoberta, A. James quer fazer frente à “crise global” que representa a obesidade. A chave da descoberta, de acordo com o estudante, está no amido – o principal componente do arroz -, e em concreto nos seus dois tipos: um resistente e outro não.
Novo relógio inteligente


IA Samsung volta a entrar em competição directa com a Apple, desta vez no campo dos relógios inteligentes. Neste caso, traz uma vantagem de peso: consegue fazer chamadas e enviar mensagens sem o uso de um telefone. O Samsung Gear S2 tem uma versão com cartão SIM que permite fazer chamadas e usar serviço de dados sem telefone.Ambas as versões do relógio inteligente, com e sem cartão SIM, têm capacidades de Wi-Fi, Bluetooth e Near Field Communications. O relógio inteligente redondo é controlado através de uma roda no seu mostrador que é possível girar como um volante.Com a versão que não tem
capacidades 3G, o relógio aguenta cerca de três dias com um carregamento, enquanto a versão com SIM dura dois dias.
São capazes de carregar sem fios. A data de lançamento e o preço ainda não são conhecidos.

T-SHIRT QUE NÃO FICA SUJA
O pesadelo de não conseguir manter uma t-shirt branca limpa poderá estar a chegar ao fim. Ao que parece, nem vinho tinto, nem molho de chocolate fazem estragos nesta peça de roupa. David Mason da Threadsmiths, uma startup australiana, criou a T-shirt que não fica suja através da nanotecnologia e de material hidrofóbico. “Queríamos criar a T-shirt perfeita porque adoramos T-shirts brancas, mas elas são virtualmente impossível de manter limpas”. A T-shirt da Threadsmiths precisa de ser lavada de vez em quando, ou seja, os seus utilizadores lavam-na de três em três semanas. O material hidrofóbico permite que o tecido resista às bactérias e também ao suor.
> PROFESSOR FERRÃO
PROFESSOR FERRÃO
> OPINIÃO
» TODAS AS NOTÍCIAS