PT
EM DESTAQUE
Onde a francofonia rima com cultura
Paralelamente ao ensino do francês, a Alliance Française de Luanda tem realizado iniciativas culturais que juntam cinema, música, dança e teatro. No meio de mais uma ‘semana da francofonia’, o NG visita uma instituição que ‘mexe’ culturalmente com a capital há quase 50 anos.
» LEIA TAMBÉM
Sagrada Esperança abre inscrições
As inscrições para o prémio ‘Sagrada Esperança 2017’ tiveram início em Março e terminam em Agosto. Podem participar autores já consagrados e não só, com obras já publicadas ou não. Na edição de 2016, o vencedor foi o renomado escrito Alberto Oliveira Pinto. O historiador foi distinguido pela obra ‘Imaginários da história cultural de Angola’ e recebe prémio literário pela segunda vez. A primeira foi em 1998, com o romance ‘Manzaga’.
Classificação dos filmes é portuguesa
Um comunicado do Ministério da Cultura foi o suficiente para agitar a exibição de filmes. No meio de um suposto policiamento às salas, os filmes exibidos obedecem à classificação de uma entidade estrangeira. O director do instituto angolano encarregue de avaliar e registar exibidores de cinema recusa-se a prestar qualquer esclarecimento.
‘Etona’ termina mandato na UNAP
O mandato de António Tomás Ana ‘Etona’ à frente da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) termina em Abril. O dirigente garante ter cumprido com parte dos objectivos propostos há quatro anos. Alguns artistas entendem que a instituição precisa de modernizar-se, há quem ainda não reconheça o trabalho do consulado de Etona
» TODAS AS NOTÍCIAS